Próteses

Prótese fixa de múltiplos dentes

É o tipo de prótese que substitui um ou mais dentes de uma maneira que não saiam mais da boca. O paciente precisa aprender a higienizar corretamente esta prótese, pois ela é fixa.

Ainda que a prótese fixa de múltiplos dentes possibilite uma eficiência mastigatória de até 80%, hoje em dia elatem sido cada vez mais substituída pelos implantes dentários. Isso porque, para colocarmos um dente, por exemplo, que o paciente possa ter perdido, devemos desgastar os elementos dentários vizinhos ao espaço, para então fazermos um molde. Levamos este molde a um laboratório de próteses para a confecção de três dentes unidos. Nas extremidades desta prótese fixa de múltiplos dentes fixaremos os apoios, que, por fim, serão colados nos dentes que haviam sido desgastados.

Prótese fixa unitária

Também conhecida popularmente como “coroa” ou “jaqueta”, as próteses fixas unitárias são muito utilizadas após o dente ter passado por um tratamento de canal, especialmente pelo fato do dente ficar mais fraco, já que não dispõe mais de uma nutrição sanguínea após o tratamento decanal. 

As “coroas” ou “jaquetas” servirão para proteger o dente de uma possível fratura,além de possibilitarem uma melhora na estética, pois, geralmente, os dentes com canal tratado escurecem com o tempo.

As “coroas”, por sua vez, podem ser estéticas ou não estéticas.

Coroas Estéticas

As coroas estéticas chamadas “metal free” são feitas de porcelana pura e não deixam a gengiva cinza. Dependendo do caso são muito bem indicadas, principalmente para dentes da frente (incisivos centrais e laterais).

Já as coroas estéticas do tipo “metalo-porcelana” também são muito utilizadas, porém dependendo do caso, podem deixar a gengiva escura com o passar do tempo. Representam um tipo de coroas muito estéticas quando bem feitas, alémde muito resistentes devido à camada metálica presente abaixo da porcelana.

Coroas não-estéticas

As coroas não-estéticassão totalmente metálicas, cor prateada. Embora não sejam nada estética, são muito resistentes.Atualmente, são muito pouco utilizadas, já que a porcelana representa uma opção segura e esteticamente mais vantajosa.

Próteses Removíveis

As próteses removíveis substituemum ou mais dentes de uma maneira “não-fixa”, ou seja, é possível retirá-la da boca para realizar a higiene. Este tipo de prótese possibilitauma mastigação de baixíssima eficiência (25%) pelo fato de se mexerem quando o paciente mastiga o alimento.

Próteses parciais removíveis com grampos

As próteses parciais removíveis utilizam grampos metálicos para sua retenção, com umaeficiência de 60%. Este tipo de prótese é indicado quando o paciente ainda possui alguns dentes, nos quais ocorrerá a retenção (sustentação da prótese)por meio dos grampos metálicos.

A falta de estética dos grampos torna a prótese pouco utilizada nos dias de hoje, sendo quase que totalmente substituída pelos implantes dentários. Além disso,os pacientes costumam relatar a entrada de alimentos por baixo da prótese, causando muito incômodo.

Próteses Totais(PT): Dentaduras

Existem as Próteses Removíveis com grampos estéticos e flexíveis que substituíram as com grampos metálicos:

Próteses Totais(PT): Dentaduras

As próteses totais são indicadas para os pacientes que não possuem nenhum dente na arcada.

Nas próteses totais superiores, conseguimos uma aderência satisfatóriano céu da boca.Por outro lado, por se tratar de uma prótese totalmente retida pela mucosa do paciente, possibilita uma eficiência mastigatória de apenas 25%.

Hoje em dia podemos utilizar nas dentaduras dentes muito estéticos, deixando-as muito naturais. Existem os dentes para dentadura importados da Alemanha e da Itália, que chegam muito perto da naturalidade do esmalte dentário. Contudo, este tipo de reabilitação necessita encobrir o céu da boca todo com uma placa de resina acrílica, muito desconfortável no início, sendo um dos principais motivos para que, hoje em dia, sejam substituídas pelos implantes dentários de boca toda ( vide tópico IMPLANTES).