Perguntas Frequentes – Estética

Os dentes podem ser clareados através de géis ou produtos oxidantes (liberadores de oxigênio) de duas maneiras:

– No consultório: o dentista isola os dentes (com um lençol de borracha) para proteger a gengiva e aplica um agente oxidante forte e aplica o laser, esse é chamado de clareamento a laser.

– Em casa (doméstico): o paciente, sob a orientação do dentista, leva um gel oxidante fraco, para usar diariamente em casa junto com uma moldeira em silicone que se encaixa nos dentes superiors e inferiors durante a noite com o paciente dormindo.

Não. Mas o paciente precisa saber que talvez tenha de trocar ou retocar as restaurações antigas: uma vez que as restaurações não sofrem ação dos clareadores, parecerão mais escuras frente aos dentes clareados, causando desarmonia estética.

Sim. Como outros produtos e medicamentos usados na Medicina e Odontologia, se usados corretamente conforme orientação, os produtos usados no clareamento não promovem nenhum prejuízo à saúde geral.

Sim, este procedimento permite um ganho em estética superior a das recomposições em resina, mas como todo tratamento odontológico deve ser executado por um dentista qualificado, pois se mal planejado pode causar um desgaste desnecessário no dentes.

Durante esta fase o paciente deve receber uma faceta provisória feita em resina, moldada no consultório, para preservar a estética e preservar o dente.

Não obrigatoriamente. A substituição de uma restauração em amálgama por outra em resina pela técnica direta não demanda maior desgaste, já se a substituição for por uma restauração executada por técnica indireta ocasionará desgaste do dente.

O poder tóxico do mercúrio presente nas restaurações dentárias em amálgama, ainda é duvidoso. Provou-se que o aumento dos níveis de mercúrio no sangue e na urina pode estar associado à presença dessas restaurações, embora nenhum trabalho tenha conseguido relacionar o desenvolvimento de doenças sistêmicas causadas por mercúrio em pacientes com as restaurações de amálgama.

São basicamente dois: cerâmica e resina composta. Os materiais utilizados são basicamente dois: cerâmica e resina composta. Os trabalhos em cerâmica demandam o auxílio de laboratório de prótese. Os cirurgiões dentistas preparam o dente e moldam sendo esta moldagem encaminhada para os laboratórios onde são preparadas as peças que depois são fixadas pelo dentista. Já as resinas permitem maior rapidez podendo ser executadas no próprio consultório, realizadas sobre o dente em uma única sessão.