Implantodontia

Implantes Dentários

O implante dentário pode ser definido, de maneira bem simples,como um parafuso ou pino, que é fixado no osso superior ou inferior da boca, feito de um material que se chama titânio. 

O titânio é um metal denominado Bio-compatível, ou seja, quando colocado dentro do organismo em contato com o osso, não é considerado como um corpo estranho. Há ainda uma outra vantagem deste material, o fato dele se ligar fortemente ao osso no qual foi inserido, tornando-se o que denominamos como “osseointegrado”.Ou seja, hoje em dia não se fala mais de rejeição ao implante, pois estamos na Era dos Implantes Osseointegrados. A sua taxa de sucesso chega a 97%. 

O tempo de espera para a osseointegração do implante varia de acordo com o local. Na maxila (osso superior da boca) é de6 meses, enquanto na mandíbula (osso inferior da boca) os implantes demoram 4 meses para se unir fortemente ao osso.

Os tipos de implantes

Implantes Unitários

Quando o paciente perde um dente podemos substituir a raiz extraída pelo implante dentário. É possível, inclusive, realizar a inserção do implante logo após sua retirada. Porém, dependendo do caso, se houver alguma infecção ao redor da raiz, o mais indicado é inserir o implante 60 dias após a extração.

Hoje em dia, quando o implante for colocado na região anterior da boca, podemos realizar um procedimento que se chama CARGA IMEDIATA: como nas regiões anteriores o esforço mastigatório não é muito forte, é possível, no mesmo dia da colocação do implante dentro do osso, parafusar nesse implante uma coroa provisória estética. Isso descartaria a necessidade do paciente ter que usar um provisório móvel, que seria um pouco desconfortável, devido ao tempo de espera da osseointegração do implante.

A Carga Imediata também pode ser realizada em casos de múltiplos dentes ou até mesmo em casos de implantes de todos os dentes, porém sempre se avaliando o caso.

Implantes Múltiplos

Parciais: quando se perde alguns dentes intercalados, criando-se espaços, podemos substituir cada dente por um implante dentário. Ou podemos colocar um número menor de implantes e unir os dentes como se fosse uma ponte-fixa.

Implantes Totais - Fixa (Protocolo)

Quando o paciente perde a totalidade dos dentes em um dos arcos dentários ou até mesmo nos dois, podemos realizar a inserção de um numero de implantes posicionados na Maxila e/ou Mandíbula, de uma maneira que consiga fixar todos os dentes da arcada dentária.

Protocolo em Porcelana